Banco Central lança aplicativo para reconhecer dinheiro falsificado
A própria câmera do celular ou do tablet reconhece a nota.
Sistema exibe todos os itens de segurança que precisam ser verificados.
O Banco Central lançou, nessa quarta-feira (11), o aplicativo Dinheiro Brasileiro, que qualquer pessoa pode baixar no celular e ensina como reconhecer uma cédula falsificada. Com o programa, é possível saber, na hora, se a nota é falsa ou verdadeira.
O funcionamento do aplicativo é simples. A própria câmera do celular ou do tablet reconhece a nota. O sistema não analisa se a nota é verdadeira ou falsa, mas exibe todos os itens de segurança que precisam ser verificados, como a marca d’água e o fio de segurança. Na cédula de R$ 50, por exemplo, a onça muda de cor. A informação também aparece por escrito, em português, inglês e espanhol e vale para todas as notas das duas famílias do real: a nova e a antiga.
O Banco Central também lançou uma nova versão do aplicativo Câmbio Legal. Além de localizar o banco ou a corretora mais próxima para comprar ou vender moeda estrangeira, agora vai ser possível ter uma referência do valor total da operação, que inclui não só a cotação, mas também taxas e impostos. O aplicativo faz ainda a conversão para mais de 160 moedas diferentes.
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/06/banco-central-lanca-aplicativo-para-reconhecer-dinheiro-falsificado.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário