segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Dicas ajudam você a não se tornar uma mãe superprotetora


Dicas ajudam você a não se tornar uma mãe superprotetora

Para os pais preocupações com os filhos são bastante naturais. Eles vão se machucar? Lidar com experiências dolorosas? Crises de estresse e tensão? Acontece que ser uma mãe superprotetora pode acabar roubando das crianças experiências essenciais para o seu desenvolvimento. Deixar os filhos cometer erros é capaz de ajudá-los a ser mais independentes, agora e no futuro.



Filhos superprotegidos possuem maior tendência a sofrer bullying no colégio. 

Superproteção pode levar a traumas

Segundo uma pesquisa publicada na revista Child Abuse & Neglect, os filhos de pais superprotetores possuem maior tendência a sofrer bullying no colégio. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Universidade de Warnick, do Reino Unido, revisaram mais de 70 estudos anteriormente realizados e chegaram a uma amostragem de aproximadamente 200 mil crianças.

Há ainda outros comportamentos censuráveis dos pais que são capazes também de levar a uma maior incidência desses casos, como abuso e negligência. Como comportamentos positivos foram apurados a boa comunicação com os filhos e o apoio, por exemplo.

Uma outra pesquisa realizada pela Universidade Mary Washington, dos Estados Unidos, e publicada na versão online do Journal of Child and Family Studies, mostrou que crianças commãe superprotetora possuem maior tendência a desenvolver depressão. Para realizar o levantamento, foi feita uma pesquisa online com 297 estudantes, de 18 a 23 anos.

Foi solicitado aos participantes que descrevessem o comportamento de suas mães, bem como suas percepções sobre autonomia, competência e habilidades sociais. Em jovens que descreveram comportamentos superprotetores, houve maior incidência de depressão e menores índices de satisfação com a vida, autonomia, competência e habilidades sociais.

Como evitar ser uma mãe superprotetora

A superproteção é capaz de assumir muitas formas. Algumas mães podem tentar evitar um problema antes que ele venha à tona, enquanto outras são tolerantes demais com o mau comportamento, por exemplo.

Recorrer a isso de vez em quando não a classifica como superprotetora, mas se virar rotinaacaba criando um padrão de comportamento desaconselhável. Confira 5 dicas para controlar esses impulsos naturais e criar o seu filho para o sucesso:

- Não tenha medo de mudanças

Já ao dar os primeiros passos seu filho tentará coisas novas. Os problemas de aprendizagem e atenção talvez sejam marcos difíceis para ele, mas isso não significa que ele não deve arriscar. Ao invés de alimentar temores, apresente planos para resolvê-los. Não tenha medo de mudar.

- Trabalhe a ansiedade

Quando a criança vai dormir fora de casa ou brincar na casa de um amigo sem sua supervisão, às vezes você se sente ansiosa – e não raramente proíbe esse tipo de “saída”. Pois o melhor a fazer é falar com seu filho, explicar sua ansiedade, mas jamais proibi-lo dessas atividades cotidianas para os jovens. Deixe-o experimentar essas vivências.

- Estabeleça e mantenha expectativas

Caso seu filho esteja propenso a acessos de raiva, muitas vezes é mais fácil esquecer o problema do que impor regras de comportamento. Vale insistir nessas regras, permitindo que ele saiba que é responsável por seus atos e deve suportar as consequências.

- Deixe o seu filho cometer erros

Se ele tem problemas com amizades ou na escola, não é raro que as mães queiram ajudar. Porém, ao menos que ele esteja em perigo ou prestes a cometer um erro irreparável, o melhor é deixá-lo buscar a solução por conta própria. Com isso, ele será capaz de desenvolver a habilidade de autoconsciência, muito importante agora e no futuro.

http://doutissima.com.br/2015/11/26/dicas-ajudam-voce-nao-se-tornar-uma-mae-superprotetora-14712128/

Folha de amora: conheça quais são os benefícios para a saúde


Folha de amora: conheça quais são os benefícios para a saúde

Pertencente ao grupo das frutas vermelhas, cheia de sabor e suco, a amora é uma das principais fontes de vitamina A e C. Além disso, o chá feito da folha da amora é capaz de contribuir no emagrecimento e na saúde dos ossos, devido a grande quantidade de cálcio presente na planta.

Benefícios e usos da folha de amora

Os benefícios de adicionar a amora ao cardápio não estão somente dentro da fruta, mas também nas folhas da planta. O seu chá é capaz de contribuir com a perda de peso por causa da presença de fibras em sua composição, o que facilita o funcionamento do intestino e melhora a digestão.



Folha da amora pode ser bastante vantajosa para as mulheres. 

Em média, é possível perder até 1,5 quilos por semana, aliando o consumo da bebida com uma alimentação balanceada e a prática diária de atividades físicas.

Além disso, a folha da amora pode ser bastante vantajosa para as mulheres. Seu efeito alivia as dores da cólica e ameniza a tensão pré-menstrual. Durante a menopausa, o chá contribui no tratamento do ressecamento vaginal e as ondas de calor constantes.

Quanto ao tratamento alternativo para doenças, a bebida pode auxiliar os diabéticos, uma vez que apresenta características inibidoras da taxa de glicose, com a liberação natural do hormônio insulina. O consumo do chá também é capaz de minimizar o acúmulo de gordura e colesterol nos rins e no fígado.

A planta apresenta 22 vezes mais cálcio que o leite, além de conter mais potássio, ferro, magnésio, proteínas, fibras e zinco. A bebida age ainda no controle das taxas de colesterol egorduras do sangue, melhorando a circulação sanguínea.

O chá de folha de amora possui função reguladora do intestino devido a grande quantidade de fibras que apresenta, o que pode melhorar a prisão de ventre e manter a flora intestinal saudável.


Amora e seus benefícios

Existem três tipos de amoras: as brancas, pretas e vermelhas. Geralmente, as pretas são as mais cultivadas em pomares, sendo mais fáceis de encontrar em supermercados ou até mesmo no pátio do seu vizinho.

A fruta é fonte de vitamina C e ferro, principalmente, atuando no sistema imunológico e naprevenção da anemia. Além disso, apresenta antioxidantes capazes de minimizar os danos causados nas células pelos radicais livres. Sua alta quantidade de cálcio pode colaborar no combate à osteoporose. 

Veja abaixo como preparar um chá de folha de amora em casa:

Ingredientes:

- 1 litro de água

- 1 colher de sopa de folhas de amora secas

Modo de preparo:

Ferva a água em uma panela e em seguida despeje em uma jarra. Acrescente as folhas da planta e espere esfriar naturalmente. Quando o chá estiver morno, coe o líquido e beba. Evite usar açúcar, adoçantes ou aditivos para adoçar.

Se sobrar, a bebida pode ser conservada dentro de uma garrafa térmica, mas não por mais de 24 horas. Não exagere na dose. O seu consumo é indicado para apenas três xícaras por dia. Lembre-se que o chá é apenas um aliado da dieta. É importante o acompanhamento com nutricionista, para garantir um cardápio equilibrado de acordo com suas necessidades.

http://doutissima.com.br/2015/11/29/folha-de-amora-conheca-quais-sao-os-beneficios-para-saude-14711978/

Veja dicas para lidar com uma criança mimada e evitar dramas


Veja dicas para lidar com uma criança mimada e evitar dramas


Quando você imagina uma criança mimada provavelmente pensa em um pequeno ser com uma casa cheia de brinquedos extravagantes. Acontece que especialistas dizem que isso está mais ligado à disciplina da criança e seus comportamentos.

Normalmente, um pequeno com excesso de mimo pode ser exigente, egocêntrico e irracional, e muitas vezes isso se torna um desafio e tanto para os pais.



Criança mimada pelos pais pode se tornar exigente, egocêntrica e irracional. 

Efeitos a longo prazo de uma criança mimada

Uma pesquisa recente liderada pelo psicólogo Dan Kindlon, professor da Harvard School of Public Health, mostrou que 88% dos pais consideram seus filhos pelo menos um pouco mimados. Isso ocorre porque é normal para a maioria deles querer o melhor para as crianças e evitar confrontos, criando um contexto mais permissivo e aceitando certos comportamentos.

Para driblar essa estatística é preciso pensar a longo prazo. As crianças que são mimadas podem se tornar excessivamente dependentes dos pais e ter dificuldades de encontrar a felicidade quando adultos. Pesquisadores da Concordia University, dos Estados Unidos, descobriram que jovens adultos em idade universitária que foram muito mimados quando crianças tendem a acreditar que são infelizes.

Quando os pequenos são superprotegidos muitas vezes não aprendem comportamentos responsáveis. Não é raro que tenham dificuldades para compreender limites como adultos e acabem desenvolvendo problemas com gastos, jogos de azar, excesso de comida e bebida. Além disso, é possível que eles se tornem desmotivados, preguiçosos ou irritados.

Além disso, um estudo publicado na revista Pediatrics sugere que crianças mimadas podem ser insensíveis às necessidades dos outros, bem como mais propensas a birras. Elas também têm dificuldade para sentimentos de gratificação, tornando-se mais solitárias.

Como evitar o excesso de mimo com o seu filho

A grande dúvida de muitos papais é sobre por onde começar. Confira abaixo alguns passos que você pode tomar para recuperar o controle da situação.

- Comprometimento

Comprometa-se a parar de mimar seus filhos em excesso. Os pais que levam isso a sério conseguem ver melhorias rápidas no comportamento das crianças. Pense que uma criança mimada de 10 anos de idade não irá precisar de mais 10 anos para reverter essa característica – elas são inteligentes e conseguem mudar o comportamento rapidamente.

- Não ameace. Instrua

Diga à criança que determinado comportamento deve parar e explique as consequências do não cumprimento, executando a “pena” quando necessário. Em outras palavras, seja claro e conciso. É desnecessário gritar.

- Evite a superproteção

Se ele está sempre atrasado para a escola o melhor a fazer é parar de dar desculpas à professora e deixar a criança sofrer as consequências desse comportamento. Parece simples, mas a maioria dos pais são rápidos para assumir a culpa pelo atraso. Pais que repetidamente protegem seus filhos acabam frustrando o crescimento de caráter deles.

- Reflita

Pergunte-se se a criança tem coisas em excesso. Muitos pais agradam seus filhos com presentes e não deixam espaço para que eles batalhem para conseguir as coisas por conta própria. Isso os priva de importantes lições de vida, como ter algo especial ou um sentimento de gratidão. Além disso, as crianças que não precisam esperar muitas vezes acabam não aprendendo a ter paciência.

http://doutissima.com.br/2015/11/30/veja-dicas-para-lidar-com-uma-crianca-mimada-e-evitar-dramas-14712571/

Livro sensorial ajuda a exercitar a coordenação motora


Livro sensorial ajuda a exercitar a coordenação motora

Alfabeto, números, cores, natureza e educação ambiental. Tudo isso e muito mais podem ser temas de um livro sensorial, também conhecido como quiet book, busy book ou livro de pano. Ele auxilia na conscientização sobre assuntos importantes para o desenvolvimento social da criança, além de contribuir com a coordenação motora.

Mas o que o quiet book tem de tão diferente dos outros? É repleto de atividades didáticas e pode ser feito em casa. O livro sensorial tem como base materiais como feltro e tecidos, mas pode ser utilizado etil vinil acetato, conhecido popularmente como EVA, um tipo de borracha não tóxica usada por artesões.

Por meio das páginas, a criança aprende, por exemplo, a dar laço em cadarço, a encontrar objetos e animais no bosque, a abrir e fechar zíperes, a reconhecer e a escrever as letras do nome.



Livro sensorial é repleto de atividades didáticas e pode ser feito em casa.

Benefícios do livro sensorial 

De acordo com especialistas, o livro de pano ajuda as crianças a aprimorarem habilidadesexigidas no seu cotidiano, como a memória. As texturas dos tecidos, diferentes formas geométricas e assuntos abordados ajudam a desenvolver a autonomia e a criatividade. Além disso, aumentam a capacidade de socialização das crianças.

Os benefícios da leitura infantil também podem ser sentidos financeiramente. De acordo com aNational Children’s Reading Foundation, nos EUA, para crianças de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo histórias e em contato com os livros reflete na renda futura dos pequenos. 

Já no Brasil, escolas de Brasília investem em didáticas que envolvem livros sensoriais. Mas se engana quem pensa que essas atividades são voltadas apenas para os pequenos. Alunos do Ensino Médio estão desenvolvendo o espírito empreendedor ao confeccionarem os livros, que custam em média R$ 60. Também já existem editoras especializadas nesse tipo de produto.

Como confeccionar o livro 

Não é preciso máquina de costura. As páginas podem ser coladas ou costuradas à mão. Veja o passo a passo que reunimos e confeccione o seu livro sensorial.

1º passo

Decida o tema e o cenário que irá trabalhar no livro, como praia, floresta ou oceano.

2º passo

As páginas normalmente são feitas de feltro. Então, você vai precisar de 40 centímetros por 20 centímetros de tecido azul. Já a direita, monte o cenário, como uma floresta, por exemplo.

Do lado esquerdo, coloque um tecido com o tamanho de 14 centímetros, que será o bolso do livro, onde ficarão guardadas peças para as atividades. Para que tudo fique no seu devido lugar alfinete e alinhave com linha. Depois retire os alfinetes.

3º passo

Solte a sua imaginação no momento de construir os personagens. Fixe os apliques na página usando o velcro, a cola para tecido e os botões. O velcro ajuda na mudança de personagens.

Os personagens podem ficar no bolso que fizemos anteriormente para estimular a interaçãodas crianças. 

4º passo

O ideal é que o livro não tenha muitas páginas. A história deve ser breve para não se tornar cansativa. Busque montar atividades interativas para os pequenos, com zíperes, botões, personagens móveis, entre outros artifícios. 

5º passo

Hora de fazer a capa e contracapa. Para decorar a capa, use o tecido azul, por exemplo, de 13 por 5 centímetros com figuras similares às usadas nas páginas e aplique na capa com cola. A contracapa também pode ser feita usando a mesma cor de tecido, mas tende a ser mais simples.

Agora que o livro está pronto é só deixar as crianças soltarem a imaginação. Boa aventura.

http://doutissima.com.br/2015/11/30/livro-sensorial-ajuda-exercitar-coordenacao-motora-14711769/

Descubra quais são os prós e contras dos achocolatados


Descubra quais são os prós e contras dos achocolatados

Ricos em açúcar, mas muito saborosos, os achocolatados são a tentação da criançada. Muitas vezes usados pelos pais para deixar o leite mais atrativo para os pequenos, o chocolate em pó pode ocasionar o surgimento de cáries e até mesmo da obesidade. Entenda os riscos do consumo do produto e veja dicas para substituir o ingrediente no cardápio do seu filho.



Achocolatados geralmente apresentam 90% de açúcar em sua composição. 

Prós e contras dos achocolatados

Para Priscila Maximino, nutricionista do Centro de Dificuldades Alimentares do Instituto Pensi, do Hospital Infantil Sabará, as doses, quantidades e frequências exageradas no consumo de achocolatados podem ser prejudiciais à saúde da criança. Em geral, os produtos apresentam 90% de açúcar em sua composição.

De acordo com a profissional, esse ingrediente não possui os nutrientes necessários para uma boa alimentação, principalmente para a infância. Localizado no topo da pirâmide alimentar, o açúcar deve ser consumido em quantidade máxima de seis colheres de chá por dia, segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A orientação abrange todos os tipos de açúcar, como a glicose, sacarose, glicose e frutose, presentes no açúcar de mesa, mel, sucos e polpa de frutas, ou aqueles adicionados a produtos processados. De maneira geral, a recomendação aponta que apenas 5% do total de calorias ingeridas no dia deve vir do açúcar.

Além disso, o aditivo também diminui a absorção do cálcio, e pode ocasionar o surgimento decáries e a obesidade. “Não há benefícios no achocolatado além de facilitar o consumo do leite. Quando a mamadeira é abandonada pela criança em torno dos 3 anos de idade, há um decréscimo no consumo de leite. Para incentivar a lactação, muitas mães adicionam o achocolatado”, explica.

Consumo deve ser controlado pelos pais

Segundo Priscila, o consumo dos achocolatados deve ser evitado até os 2 anos de idade por causa da grande quantidade de açúcar dos produtos e a falta de valor nutricional. “Quando não puder ser evitado, ele pode ser ingerido em uma colher de café”, aconselha.

Para que a criança possa aproveitar os benefícios de uma alimentação saudável, é preciso incentivar a ingestão de frutas, legumes e verduras, diminuir a quantidade de carnes e gorduras do cardápio, adicionar o peixe nas refeições, comer ao menos duas porções de derivados do leite ao dia e estar atento ao consumo de água.

É essencial controlar os alimentos que contenham grandes valores de sódio, assim como os doces, refrigerantes, pão branco, molhos prontos, fast-foods, biscoitos e bolachas. Para substituir o achocolatado, a nutricionista aconselha os pais a optarem por gotas de essência de baunilha para saborizar o leite. “Ferver o leite com canela em pau também oferece um sabor e um aroma muito bom”, indica.

Priscila destaca que o achocolatado ideal é aquele que contém mais cacau e menos açúcar. na composição. Além disso, a matéria-prima do chocolate é um fruto que age diretamente sobre a memória, através de flavonoides, que ajudam no processo de oxigenação cerebral.

http://doutissima.com.br/2015/11/30/descubra-quais-sao-os-pros-e-contras-dos-achocolatados-14711824/

Colagem de Natal - Presentes

Colagem de Natal - Presentes

Quadrinhas de Natal

Quadrinhas de Natal

Sequência numérica e decomposição

Sequência numérica e decomposição



A atividade envolve:
Ordem crescente e decrescente,
sequência numérica,
decomposição,
antecessor e sucessor.
Para 3º ano do Ensino Fundamental.
http://fenaeduca.blogspot.com.br/2012/03/sequencia-numerica-e-decomposicao.html

Decomposição dos números

Decomposição dos números


A atividade envolve:
decomposição,
escritas dos números.
Para 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.
http://fenaeduca.blogspot.com.br/2012/03/decomposicao-dos-numeros.html

Sequência numérica

Sequência numérica


Atividades de 
grade numérica,
sequência numérica.
Para 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.
http://fenaeduca.blogspot.com.br/2012/03/grade-numercia.html

Questões de Matemática com alternativas

Questões de Matemática com alternativas



A atividade contempla:
sequência numérica
algarismos
valor posicional
adição/multiplicação
Para 2º anos e 3º anos do Ensino Fundamental
http://fenaeduca.blogspot.com.br/2012/03/questoes-de-matematica-com-alternativas.html

SITUAÇÕES PROBLEMA COM TABELA

SITUAÇÕES PROBLEMA COM TABELA




A atividade envolve:
adição e subtração,
comparação,
ordem crescente,
números pares.
Para 2º ano e 3º ano do Ensino fundamental.

http://fenaeduca.blogspot.com.br/2012/03/situacoes-problema-com-tabela.html

Tarefa para casa: subtração

Tarefa para casa: subtração



Para 3º ano do Ensino Fundamental

http://fenaeduca.blogspot.com.br/2012/03/tarefa-para-casa-subtracao.html

Tarefa para casa: Adição e subtração

Tarefa para casa: Adição e subtração


Para o 3º ano do Ensino Fundamental

http://fenaeduca.blogspot.com.br/2012/03/tarefa-para-casa-adicao.html

íngua Cantada. O site Ensinamos Português com Língua cantada tem como proposta trabalhar com música na sala de aula.

Língua Cantada. O site Ensinamos Português com Língua cantada tem como proposta trabalhar com música na sala de aula.

O site Ensinamos Português com Língua cantada tem como proposta trabalhar com música na sala de aula. Você encontra sugestões de planos de aula, entrevistas, temas que motivam. Adorei a dica "Ensine com a letra de Valsinha
Confira!

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 3º E 4º ANO

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 3º E 4º ANO



http://fenaeduca.blogspot.com.br/2011/11/avaliacao-de-matematica-3-e-4-ano.html

Texto e interpretação 3º e 4º ANO

Texto e interpretação 3º e 4º ANO


http://fenaeduca.blogspot.com.br/2011/11/texto-e-interpretacao-3-e-4-ano.html

Modelos de cartas

Modelos de cartas




Na carta os assuntos vão fluindo naturalmente, como numa conversa.
Você ainda escreve e recebe cartas?

http://fenaeduca.blogspot.com.br/2011/11/modelos-de-cartas.html

Sugestão de Sondagem: Ditado dos números

Sugestão de Sondagem: Ditado dos números




Preparar com antecedência tirinhas de papel, com espaços para o nome da cada aluno e os números a serem ditados.
Entregar as tirinhas para os alunos e pedir que escrevam o próprio nome. Explicar que o ditado é sobre números. Dar um exemplo na lousa para garantir que todas as crianças entendam a atividade proposta.
Faça o ditado dos números, um a um, repetindo sempre que for necessário.
Recolher os ditados dos alunos para em seguida analisar como entendem os números. É importante registrar suas observações. Colei as tirinhas de todos para ter uma visão melhor de toda a classe.
Fazer uma nova sondagem no final do semestre, para avaliar os avanços dos alunos em relação ao conhecimento dos números.
Essa atividade é fundamental para obter informações com registros e poder acompanhar os avanços dos alunos em relação aos conhecimentos numéricos.
É necessário comparar as informações das duas sondagens para que seja possível avaliar os progressos dos alunos e preparar novas propostas de atividades pedagógicas.
Pode parecer uma atividade simples demais, mas que traz bons resultados
e que me ajudou bastante no quesito sondagem e a oferecer atividades que possam sanar as dificuldade dos alunos. Por exemplo: há alunos que no número 2.015 escreveram 215, outros no número 1.004 escreveram 104.


Essa atividade é referente ao PIC ( Programa intensivo de ciclo)
E você tem alguma sugestão para Ditados dos números?


Na revista Nova Escola encontrei uma aula de
Ditados dos números e como intervir nas hipóteses
dos alunos.
Muito legal!

Matemática: Dobro e triplo

Matemática: Dobro e triplo


http://fenaeduca.blogspot.com.br/2011/10/matematica-dobro-e-triplo.html

Atividades de Português 2º ano

Atividades de Português 2º ano


http://fenaeduca.blogspot.com.br/2011/10/atividades-de-portugues-2-ano.html

Situações problema com sistema monetário

Situações problema com sistema monetário


Lembrando que as cédulas acima são antigas. As novas cédulas com mudança de cor e tamanho já estão circulando.

http://fenaeduca.blogspot.com.br/2011/09/situacoes-problema-com-sistema.html

Régua online

Régua online: Sabe aquela hora que precisamos de uma régua e não encontramos? Na internet, você pode tê-la para consulta.

Resultado de imagem para Régua online:

Sabe aquela hora que precisamos de uma régua e não encontramos?
Na internet, você pode tê-la para consulta.

Tudo sobre a régua:

Dia Mundial de Prevenção Contra a AIDS

01/12 -- Dia Mundial de Prevenção Contra a AIDS

01/12 -- Dia Mundial de Prevenção Contra a AIDS

01 de Dezembro

Porque o laço vermelho como símbolo?

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids.
O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.
Dia Mundial de Prevenção a AIDS
Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV/aids, divulgar as necessidades dos que vivem com HIV/aids e angariar fundos para promover a prestação de serviços e pesquisas.
O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.
Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991. Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda.
Por causa de sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse sua força, seu significado. Entretanto, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.
Hoje em dia, o espírito da solidariedade está se espalhando e vem criando mais significados para o uso do laço.
Inspirado no laço vermelho, o laço rosa se tornou símbolo da luta contra o câncer de mama.
O amarelo é usado na conscientização dos direitos humanos dos refugiados de guerra e nos movimentos de igualdade.
O verde é utilizado por ativistas do meio ambiente preocupados com o emprego da madeira tropical para a construção de sets na indústria cinematográfica.
O lilás significa a luta contra as vítimas da violência urbana; o azul promove a conscientização dos direitos das vítimas de crimes e, mais recentemente,
O azul vem sendo adotado pela campanha contra a censura na internet.
Além da versão oficial, existem quatro versões sobre sua origem. Uma delas diz que os ativistas americanos passaram a usar o laço com o "V" de Vitória invertido, na esperança de que um dia, com o surgimento da cura, ele poderia voltar para a posição correta. Outra versão tem origem na Irlanda. Segundo ela, as mulheres dos marinheiros daquele país colocavam laços vermelhos na frente das casas quando os maridos morriam em combate.
Com todas essas variações, o mais importante é perceber que todas essas causas são igualmente importantes para a humanidade.

Porque 1° de Dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?

O Dia Mundial da Luta Contra AIDS é um dia que, cada ano, deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra a AIDS. O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social.
O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS dá a ocasião de se falar da infecção por HIV e da AIDS, de se ocupar das pessoas infectadas pelo HIV e das doenças da AIDS, e de se saber mais sobre esta doença. Este dia internacional de ação coordenada contra a AIDS constitui já um evento anual na maior parte dos países.
Evocando as atividades de luta já em curso e encorajando novas iniciativas, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS contribui para edificar uma ação durável contra a AIDS.

Não para a palavra "Aidético"

É sempre importante reforçar essa informação. Sendo a aids uma sigla de língua inglesa (Acquired Immune Dificiency Syndrome) não justifica a derivação em palavra de língua portuguesa. É preciso entender também que a aids não é uma doença, mas sim uma síndrome (conjunto de sinais e sintomas).Além disso, o termo adota a intenção subjetiva de estigmatizar as pessoas que vivem com HIV, o vírus da aids, tornando-as sinônimas da doença.
Dizer que alguém é aidético significa dizer que essa pessoa é a própria doença, que tem uma nova identidade relacionada ao HIV. Destitui-se o cidadão de seus direitos individuais, passando a ser visto como uma pessoa com a morte anunciada. Também é necessário diferençar as etapas da evolução da imunodeficiência.
Os portadores do vírus da aids só desenvolvem a doença quando seus organismos não conseguem mais se defender das doenças oportunistas, ocasionadas pela baixa imunidade (poucos linfócitos T4).
Os termos corretos que deverão ser utilizados, caso seja possível, são: soropositivos para o HIV ou portadores do HIV (tanto para quem tem o vírus como para quem está doente) ou doente de aids (somente para quem já está desenvolvendo doenças oportunistas relacionadas à aids).
Fonte: www.giv.org.br