Trabalhando valores: PEDIR DESCULPAS
Desculpar-se
O professor deve caminhar pela sala e esbarrar em algum objeto que está sobre a mesa de um aluno, derrubando o objeto no chão; seguir adiante como se não se importasse com o acontecido. Ao voltar deve fazer o mesmo com outro aluno, mas abaixar-se, apanhar o objeto e entregá-lo ao aluno, pedindo desculpas.
Em seguida, perguntar ao primeiro aluno o que sentiu ao ser tratado daquela maneira tão mal educada.
Perguntar ao segundo aluno o que sentiu ao receber o pedido de desculpas com a devolução do objeto derrubado.
Então, deu para perceber o quanto uma pessoa mal educada se torna desagradável, e o quanto uma pessoa educada é agradável?
Mas acontece que muitas pessoas pedem uma meia desculpa dizendo, por exemplo: “foi mal”.
Dizer “foi mal” apenas informa que a pessoa entende que não “foi bem”, mas isto não é exatamente um pedido de desculpas.
As pessoas que não pedem desculpas tornam-se desagradáveis e ficam conhecidas pela sua falta de educação. Já as pessoas educadas são bem vistas e bem-vindas em qualquer lugar.
Muitas pessoas procuram tornar-se populares de forma errada. Fazem-se agressivas para chamar a atenção e ser respeitadas. Só que, em vez de serem respeitadas, podem se tornar temidas, o que é bem diferente.
O respeito é um valor que conquistamos pelas nossas qualidades, nunca pela força.
Outros procuram se tornar populares exibindo o que acham que têm de bonito, o rosto, o corpo, o cabelo, as roupas... Ou ainda, objetos como celulares de última geração, e tantos outros que exaltam a vaidade.
Mas esse é um tipo falso de popularidade, porque não reflete a verdade interior dessas pessoas.
Uma pessoa só consegue o respeito e a admiração dos outros pelos seus valores verdadeiros, tais como a boa educação, a bondade, a honestidade, o esforço que faz para aprender, para se desenvolver profissionalmente, etc.
Quem é que admira um mal educado?
O professor deve incentivar respostas e convidar os alunos a passarem a usar o pedido de desculpas, sempre que de alguma forma incomodarem alguém.
FONTE: site www.cincominutos.org
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sábado, 23 de maio de 2015
Tema:
Os animais e a Educação Infantil
Disciplinas:
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura Infantil
Duração:
Março a Junho
Temas Transversais:
Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade
Séries:
Educação Infantil e 1º ano inicial
Apresentação do projeto:
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo.
A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.
Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.
Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.
O passeio(Zoológico) facilitará o acesso às informações relativas ao tema.
A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
Objetivos:
Definir de diversos animais suas principais características;
Diferenciar vertebrados e invertebrados;
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetizaçãoConceitos:
Comparar diversos tipos de animais através da observação;
Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animaisProcedimentos:
Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
Classificar animais;
Desenvolver atividades lúdicas;
Desenvolver atividades matemáticas;
Montar jogos, tabelas e gráficos;
Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
Estabelecer ordem crescente e decrescente;
Comparar pesos e medidas;
Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
Assistir a uma peça teatral;
Associar escrita de nomes , letras e textos;
Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos;Atitudes:
Preocupar-se com a preservação da natureza;
Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);
Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
Identificar como vivem os animaisConteúdos relacionados ao projeto:
Português (linguagem oral e escrita)
1. Jardim I
Nomes (início a formação do próprio nome)
Letras iniciais de várias nomenclaturas
Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)
Escrita espontânea2. Jardim II
O nome
Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas
Observação e manuseio de livros
Histórias
Situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita;
As letras, o alfabeto3. 1º ano inicial
Formação de palavras , frase e pequenos textos
Números de letras e sílabas
Ordem alfabética
Interpretação de textos
Letras maiúsculas e minúsculas
Substantivo próprio e comum
Reescrita de textos e músicas
Rimas
Leitura
Matemática
4. Jardim I
Quantidades
Cores
Texturas
Espessuras
Tamanho
Altura e comprimento
Peso
Temperatura
Orientação
Conjunto
Formas geométricas;5. Jardim II
Cores
Formas geométricas simples
Quantidade
Tamanho
Altura e comprimento
Espessura e largura
Peso
Temperatura
Orientação espaço- tempo
Distância
Conjunto
Numerais associados a quantidade6. 1º ano inicial
Quantidade
Numerais( leitura e escrita)
Interpretação de gráficos ou tabelas
Adição
Subtração
Formas geométricas
Situações problemas
Ordem crescente, decrescente
Sucessor e antecessor
Maior e menor
Conjunto
Ciências Naturais e os temas transversais(natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.
7. Jardim I , Jardim II e 1º ano inicial
Moradia(habitat)
Órgãos do sentido
Alimentação
Conservação
A proteção da fauna
Animais em extinção
Partes do corpo
O dia e a noite
Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
A família e os bichos de estimação
Locomoção dos animais
Classificação dos animais: Reptéis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
Espécies extintas
Origem dos animais
Metamorfose
Grupos sociaisAtividades:
Dinâmicas de grupo;
Pesquisas;
Leituras informativas;
Jogos diversos;
Quebra - cabeça;
Calendários;
Atividades matemáticas;
Seqüência de figuras;
Desenhos dirigidos e espontâneos;
Recorte e colagem;
Observação e relatórios;
Cruzadinha;
Caça- palavras;
Produção de texto;
Dobraduras(origami);
Máscaras, fantoches e dedoches;
Móbiles;
Músicas;
Poesias;
Liga pontos;
Pinturas;
Listagens;
Dramatizações;
Leituras diversas;
Passeios relacionados ao tema;
Escrita espontânea;
Mímicas;
Fábulas, contos, histórias;
Ditado diagnóstico;
Painéis, tabelas e gráficos;
Uso do tangranAdivinhações.
Material didático/ recursos:
Livros didáticos e para didáticos;
CDs/ som
Televisão/filmes
Sucatas
Papéis diversos
Internet/computador/softwares
Folhas xerocadas
Tintas e pincéis
Lápis coloridos e giz de cera
Hidrocor
Máquina fotográfica
Painéis
Vídeo
Revista/ jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
Lixas d`água
Espelho
Filmadora
Fichas, figuras
Tecidos
Isopor
Manta acrílica
Passeios:
¨ Jardim Zoológico
¨ Teatro: Peça da Dona Baratinha
¨ Fazendinha de bichos
Exposições:
¨ Bonecos
¨ Maquetes
¨ Álbum
¨ Livros confeccionados na escola
Apresentações de :
¨ Peças Teatrais
¨ Dedoches
¨ Fantoches
¨ Contando histórias
¨ Músicas
¨ Fotos
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2012/06/trabalhando-valores-pedir-desculpas.html
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