terça-feira, 10 de novembro de 2015

Alfabetização infantil: saiba como os pais devem agir


Alfabetização infantil: saiba como os pais devem agir

A alfabetização infantil muitas vezes começa antes de a criança ir para a escola. Para isso os pais podem estimular o gosto dos filhos por descobertas e leitura, facilitando e enriquecendo o seu aprendizado. Mas também é importante não ter pressão ou estresse excessivo nesse processo, evitando possíveis traumas.

Conversar pode ser o primeiro passo

Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Kansas, Estados Unidos, dar ênfase nas conversas com as crianças é uma boa maneira de enriquecer o vocabuláriodelas. Para isso eles analisaram a quantidade de palavras ditas por pais que ficavam em casa e pais que tinham empregos, e os reflexos disso no vocabulário dos pequenos.



Dar ênfase nas conversas com as crianças é uma boa maneira de enriquecer o vocabulário delas. 

Os dados mostraram que pais que ficavam em casa com os filhos falam mais ou menos 620 palavras para as crianças, enquanto os aqueles que trabalhavam fora falam aproximadamente 2.150 palavras – considerado um período médio de uma hora. Em outras palavras, as crianças cujos pais trabalhavam fora de casa tinham ouvido 30 milhões de palavras a mais que as outras aos três anos de idade.

Mais tarde, eles perceberam que em razão desse vocabulário mais variado as crianças de pais que trabalhavam fora tinham resultados mais positivos em testes de QI. Por isso, a partir de então diversos pesquisadores têm dito que é importante dar ênfase à conversa quando o assunto é a alfabetização infantil.

Uma outra pesquisa realizada em 2014 pela empresa educacional Pearson e pela organizaçãoNational Literacy Trust, ambas do Reino Unido, buscou estudar os reflexos da literaturaprecoce no vocabulário e na alfabetização das crianças. Foram entrevistados 1.012 pais de crianças de 3 a 5 anos de idade.

Segundo esse levantamento, as crianças que leem diariamente são mais propensas a ter um conhecimento maior de vocabulário do que aquelas cuja leitura não possui essa frequência – 19,6% contra 12%. Esse reflexo também é visto nas crianças que gostam bastante de ler – 17,1% contra 11,6%. Os dados mostram que estimular a leitura desde cedo é uma importante ferramenta para ajudar a alfabetização infantil.

Alfabetização infantil: como aprender sem traumas

Muitos pais se preocupam com o desenvolvimento das crianças, principalmente quando se trata de alfabetização. É importante lembrar sempre que cada criança é única e que o seu desenvolvimento depende de vários fatores, já que alguns pais podem deixar para perceber isso apenas em seus primeiros anos na escola.

Para evitar traumas futuros, é importante que os pais estimulem os filhos em brincadeiras, jogos e mostrando um mundo imaginários através dos livros, mas sempre com cuidado. É importante que isso seja natural na vida da criança e não algo forçado e imposto. Cada uma poderá ter sua alfabetização em fases diferentes, e isso deve ser respeitado.

Lembre-se ainda que apesar da necessidade de estímulo, os pais devem deixar para que seja durante os primeiros anos na escola o aprendizado das crianças sobre regras cultas, sempre com o suporte educacional profissional. Em outras palavras, não é porque o filho de um amigo aprendeu a ler e escrever antes de iniciar a vida escolar que seu filho deve responder da mesma maneira.

http://doutissima.com.br/2015/11/08/alfabetizacao-infantil-saiba-como-os-pais-devem-agir-14711175/

Nenhum comentário:

Postar um comentário