sábado, 14 de novembro de 2015

Anvisa suspende a venda de condicionador para cabelos

Anvisa suspende a venda de condicionador para cabelos

Resultado de imagem para Anvisa suspende a venda de condicionador para cabelos
Dois lotes de produto indicado para a reconstrução de fios têm teor de formol acima do limite permitido na legislação 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da distribuição, comercialização e uso de dois lotes de um produto indicado para hidratar e condicionar cabelos. 

Os lotes MB026 e MB027 do Reconstrutor de Fios Madamelis Passo 2 deverão ainda ter seus estoques recolhidos do mercado, conforme publicação feita nesta sexta-feira, 13 de novembro, no Diário Oficial da União (DOU). 

O motivo da suspensão, segundo a Anvisa, é o laudo de exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, indicando que os dois lotes do reconstrutor de fios contêm teor de formaldeído acima do limite permitido na legislação vigente. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a substância, também conhecida como formol, é tóxica e tem potencial cancerígeno. Por isso, resolução da Anvisa de 2009 proíbe sua venda em estabelecimentos comerciais. 

O Reconstrutor de Fios Madamelis Passo 2 é fabricado pela empresa JW Indústria e Comércio de Cosméticos. Os lotes afetados têm validade até 1º de setembro de 2016 (MB026) e 28 de fevereiro de 2017 (MB027). 

Os riscos do formol, de acordo com a Anvisa 

As reações do uso do formol podem ser: 

• Contato com a pele — Tóxico. Causa irritação, com vermelhidão, dor e queimaduras. 

• Contato com os olhos — Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis. 

• Inalação — Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da frequência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda provocar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Fatal em altas concentrações. 

• Exposição crônica — A frequente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado. 

• No caso da escova progressiva, dependendo da concentração do formol, pode ainda causar queda capilar. 


Fonte: DIÁRIO GAÚCHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário