quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Fique por dentro dos princípios do consumo consciente


Fique por dentro dos princípios do consumo consciente

Saber dos impactos da presença da humanidade na Terra, avaliar necessidades de compra, gastos com energia e água e pensar no descarte do que não serve mais, faz de você alguém que conhece o consumo consciente, e até mesmo o pratica.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a humanidade consome 30% a mais dos recursos naturais renováveis da Terra. Para a organização, se o consumo mundial continuar nessa intensidade, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para conseguir atender a demanda de alimentos, água e energia.



Ações simples, como desligar a torneira quando lavar a louça, ajudam a economizar recursos naturais. Foto: Shutterstock

Consumo desenfreado no mundo 

Em 2012, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) apontou que a demanda global de alimentos aumentará cerca de 50% em 2030. A necessidade de água crescerá em 30%, e a de energia, em torno de 45%.

É preciso destacar que a população mundial dobrou desde 1950, chegando a década de 2010 com 7 bilhões de habitantes. Além disso, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), o planeta Terra deve abrigar 9,5 bilhões de pessoas em 2050.

Frente ao crescimento da população no mundo, pequenos atos do dia a dia podem minimizar as consequências do gasto desenfreado. Confira abaixo como tornar seus hábitos e o de sua família parte do consumo consciente.


Estar atento à velocidade do carro pode economizar gasolina e diminuir danos ao meio ambiente. 
Adote o consumo consciente em 5 passos

O consumo voltado à sustentabilidade é uma questão de comportamento que visa a preocupação em preservar o meio ambiente e tentar contornar as consequências dos exageros. É uma contribuição voluntária e cotidiana que pode fazer a diferença da vida no planeta.

1. Reduzir, reutilizar, reciclar

Essas três palavras resumem praticamente tudo o que engloba a preservação da Terra. Ao adquirir ou se desfazer de um produto, pense primeiramente se a ação é necessária. Caso seja, mas você queira descartar algo, veja se é possível consertar, reutilizar, reciclar ou doar.

Muitas vezes, consertar um produto vale mais a pena do ponto de vista econômico que comprar um objeto novo. É importante evitar compras por impulso, respeitando sempre suas possibilidades para não desperdiçar.

2. Levar a sacola para o supermercado

Parece pouco, mas levar a própria sacola de pano para as compras reflete no quanto de sacolas plásticas você deixará de usar e descartar. Se você esquecer a alternativa, encha a sacolinha o quanto conseguir, para diminuir a quantidade. Descartado incorretamente, o plástico leva cerca de 450 anos para se decompor no ambiente.

3. Economizar água nas tarefas do dia

Essa medida serve tanto para o banho quanto para a louça. Enquanto estiver ensaboando,feche a torneira ou o chuveiro e abra somente para o enxague. Uma torneira aberta por 15 minutos gasta em média 240 litros de água.

4. Gastar menos combustível com o carro

Com a manutenção do carro em dia, você evita que o motor, velas e filtros de ar desregulados consumam mais combustível e poluam ainda mais o ar. Tente manter uma velocidade de 80 a 110 quilômetros por hora nas estradas. Confira os pneus, pois em baixa calibração ou desalinhados podem ocasionar um gasto maior de combustível.

5. Usar o ar condicionado com moderação

Enquanto ligado, deixe janelas e portas do ambiente fechadas. Não esqueça de desligar o aparelho quando o local estiver vazio. Procure comprar um equipamento adequado para onde será instalado, o que evita o uso de modelos de muita potência e que gastam mais energia.

Não esqueça da manutenção dos filtros, pois a sujeira prejudica a circulação de ar, exigindo do motor e gastando energia.

http://doutissima.com.br/2015/11/03/fique-por-dentro-dos-principios-consumo-consciente-14710510/

Nenhum comentário:

Postar um comentário