domingo, 8 de novembro de 2015

Pesquisadores destrincham o nugget do McDonald's; saiba do que ele é realmente feito

Pesquisadores destrincham o nugget do McDonald's; saiba do que ele é realmente feito

Um novo livro promete desvendar de uma vez por todas do que é feito o (delicioso) nugget do McDonald's. Muito se diz sobre as partes do frango que vão na receita – provavelmente as piores de todas, como a carcaça do animal, por exemplo – mas, na verdade, são 40 ingredientes em momentos diferentes.


Quem garante isso são Dwight Eschliman e Steve Ettlinger, autores do livro "Ingredientes: uma exploração visual de 75 aditivos e 25 produtos alimentícios", disponível em sites de comércio eletrônico (como a Amazon), por cerca de R$ 120,00.


Segundo eles, os ingredientes principais são carne de frango sem osso (os produtores juram de pés juntos que não são usadas partes além de peito, costela e pele), água e amido de alimentos (modificados). Para os temperos, sal, amido de trigo, sabor natural (fonte orgânica), óleo de cártamo, dextrose, ácido cítrico, fosfatos de sódio e mais sabor natural.


A mistura e a milanesa são feitas de água, farinha de trigo (modificada), ferro (reduzido), niacina, mononitrato de tiamina, riboflavina, ácido fólico, farinha de milho amarela, amido (modificado) e mais farinha de trigo novamente. Já a fermentação leva: bicarbonato de sódio, ácido pirofosfato de sódio, sódio fosfato de alumínio, fosfato monocálcico, lactato de cálcio, pimentas, amido de trigo, dextrose e amido de milho.


Por fim, para a preparação em óleo vegetal o nugget recebe óleo de canola, óleo de milho, óleo de soja, hidrogenado de óleo de soja, TBHQ (terc-butil-hidroquinona), ácido cítrico (para preservar a frescura) e dimetilpolisiloxano (para reduzir as bolhas enquanto cozinha).


Ufa! Tudo isso para fazer um pequeno nugget que você devora em só três mordidas. Da infinidade de coisas que são usadas para cozinhar esse petisco, a dupla de autores alerta para a presença de muito amido (principalmente de milho) e a dextrose, açúcar responsável pelo ganho de massa muscular – e também usado por sapateiros para fazer do couro um material mais maleável.


Echliman e Ettlinger ainda destrincharam outros alimentos muito consumidos nos Estados Unidos, como o energético Red Bull. A bebida, uma das mais famosas do planeta nas últimas décadas, leva ao todo 17 ingredientes, sendo três deles os colorantes vermelho, azul e amarelo, características da marca.


Fonte: Yahoo! Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário