terça-feira, 10 de novembro de 2015

TRABALHANDO COM RÓTULOS...

TRABALHANDO COM RÓTULOS...


* Esclareça que rótulo é um impresso afixado em recipientes e embalagens de produtos, apresentando informações sobre este produto, e contendo, geralmente, a logomarca da empresa fabricante.

* Solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de aula. 


* Montar um mural com os rótulos, realizando diversas explorações.


* Pedir que escolham um rótulo:

- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.

- Circular a logomarca no rótulo escolhido.

- Destacar a letra inicial da logomarca.

- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.

- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.

- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.

- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.

- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?

* Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc. É importante questionar os alunos, perguntando para que servem todos os escritos e desenhos: Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que precisamos ler o que está escrito? Chamar a atenção de que todas as características apontadas no texto da embalagem têm a finalidade de atrair a atenção dos consumidores para que comprem o produto.

* As embalagens, portanto, são portadoras de muitos textos e se constituem em recurso de grande valia não só para gerar atividades de leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do aluno.


ATIVIDADES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS APÓS A EXPLORAÇÃO DOS RÓTULOS:





http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2009/01/trabalhando-com-rtulos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário