O nome oficial ainda não está confirmado, mas o segredo em relação ao visual do Fiat X1H acaba de ser revelado com exclusividade pelo Autos Segredos. Nossas projeções antecipam a cara do novo compacto de entrada da Fiat, que chegará ao mercado em 2016. A produção começará em janeiro e o lançamento está previsto ainda para o primeiro semestre.

#JuntosPeloMatheus   -  O Autos Segredos convida seus amigos e fiéis leitores a ajudar o Matheus   –    https://www.facebook.com/juntospelomatheus/timeline
projecao_fiat_x1h_2017
As projeções desta reportagem foram produzidas por nosso amigo João Kleber Amaral. Quem viu o X1H está impressionado com o nosso nível de acerto. O X1H é tratado internamente como segredo de Estado e tudo relacionado ao modelo é vigiado de perto. Como está na última fase de projeto, a marca já monta algumas unidades em Betim (MG). Neste fim de ciclo, os protótipos (VP´s) são montados na linha de produção e recebem todas as peças definitivas. Para tentar evitar vazamentos, todas as unidades do X1H passam escoltadas pela segurança patrimonial da Fiat. E, para que ninguém da produção veja o produto final montado, o carro vai sendo camuflado à medida em que recebe suas peças.

A Fiat trabalha para que o X1H tenha preços abaixo dos R$ 30 mil. Para reduzir custos, o X1H é construído em cima de uma plataforma híbrida, sendo que a parte da frente é a mesma dos novos Uno e Palio, enquanto a parte de trás é toda nova. A arquitetura foi toda reforçada para o que modelo consiga boas notas nos testes de impacto.
#JuntosPeloMatheus Vamos colaborar amigos
No visual, o parentesco com o Uno fica restrito ao teto, para-brisa e formato da porta dianteira, que contará somente com nova estampagem. De resto, a Fiat conseguiu dar outra cara ao compacto. A frente é alta e o capô conta com dois vincos que fazem jogo com a grade superior, que retorna em um projeto Fiat.  A grade pintada em black piano conta com duas barras e lembra a do SUV Freemont. O hatch terá a frente alta como a do Uno, mas os faróis serão estreitos e invadirão as laterais. O capô, com vincos, morrerá na grade, que definirá o novo estilo visual da marca.
Na traseira, o X1H terá lanterna em formato redondo e acima dela uma peça plástica em black piano fará conjunto com a tampa traseira, que será toda de vidro. A tampa do porta-malas será bem curta. O para-choque traseiro abrigará a placa de identificação e será bem alto. Aliás, o aproveitamento do porta-malas será verticalizado, como no Idea.
Nas laterais, os para-lamas são abaulados e contam com dois vincos que se estendem da traseira até a dianteira. O superior está na altura das maçanetas e o inferior começa mais alto na porta traseira e fica mais fino até morrer na caixa de ar da porta dianteira.
Por ser um subcompacto, o X1H será menor que o finado Uno Mille. O entre-eixos curto deixa pouco espaço para as pernas, por isso o X1H será mais altinho para tentar dar mais conforto aos ocupantes. Aliás, tirando o comprimento, as outras medidas serão bem próximas às do Mille.
Em um primeiro momento, o X1H chegará somente nas versões “civis”, e para manter a novidade em evidência ao longo de 2016, a marca prepara para o Salão do Automóvel de São Paulo a versão aventureira Way.
Diferentemente do que se especulava, a Fiat não irá tirar nenhum modelo de linha com a chegada do X1H. Até mesmo o veterano Palio Fire irá conviver com a novidade por pelo menos um ano. Em 2016, a Fiat contará com cinco hatches compactos (Palio Fire, X1H, Uno, Novo Palio e Punto).
MOTOR
A ideia inicial da Fiat era lançar o X1H com o novo motor 1.0 GSE, porém, o 1.0 de três cilindros e seis válvulas chegará somente em 2017. O compacto será equipado com um motor 1.0 Fire EVO renovado, com melhorias para ficar um pouco mais potente e mais econômico. O câmbio será o manual de cinco velocidades.
Projeções | João Kleber Amaral/Especial para o Autos Segredos