quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Aprenda a preparar pipoca sem óleo no micro-ondas


Aprenda a preparar pipoca sem óleo no micro-ondas

A pipoca é uma companhia deliciosa para uma sessão de cinema, assistir filmes em casa ou para jogar conversa fora com os amigos. Saiba que não é preciso dispensar aquele milho estourado crocante por causa da dieta. A pipoca sem óleo é uma alternativa menos gordurosa para quem controla as guloseimas na alimentação. Pipoca sem óleo é alternativa menos gordurosa para quem quer manter a forma. Foto: iStock, Getty Images
Benefícios do milho de pipoca

Rico em fibras e com baixo teor de calorias, o milho de pipoca oferece antioxidantes e polifenóis ao organismo. Cerca de 100 gramas de pipoca possuem cinco vezes mais fibras que a mesma quantidade de alface.

Além disso, ao consumir pipoca, você se sente saciado, o que torna o lanche uma boa opção para quem deseja ficar satisfeito por horas e ainda auxiliar o funcionamento do intestino.

A matéria-prima do alimento também atua no controle dos níveis de açúcar no sangue e pode reduzir o colesterol. Os antioxidantes presentes no milho ainda agem contra os radicais livres, os quais atacam as células que provocam o envelhecimento precoce e até mesmo o câncer.

A pipoca é fonte de proteínas e vitaminas A, B, C e E, ácido fólico, magnésio, fósforo e ácidos graxos essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Veja a seguir como preparar a pipoca sem óleo e aproveitar todos os benefícios do alimento.
Receita de pipoca sem óleo no micro-ondas

O segredo da pipoca versão fitness está em não usar óleo para estourar o milho, tampouco adicionar manteiga ou quantidades extras de sal ao fim do preparo. Você também pode usar temperos secos para saborizar, como orégano, alecrim, curry e manjerona, os quais garantem sabor e contêm menos sódio.

Veja abaixo como preparar a receita.

Ingredientes:

– 4 colheres de sopa de milho para pipoca

– 4 colheres de sopa de água

– 1 colher de café de sal

Modo de preparo:

Coloque a água e o sal em um recipiente de vidro e misture. Acrescente o milho e mexa novamente, cobrindo com papel filme, verificando para que as laterais estejam vedadas. Faça alguns furos na região superior do papel com palito de dente, mas não mais que 10.

Ajuste o micro-ondas para potência máxima e coloque o milho para cozinhar por cerca de cinco a sete minutos. As pipocas devem começar a estourar somente depois de quatro minutos. Retire e sirva.

Se você quiser fazer a pipoca sem óleo na panela ao invés do micro-ondas, basta levar umapanela destampada ao fogão, em fogo alto e deixar aquecer por três minutos. Em seguida, regule para fogo médio e distribua o milho de pipoca até forrar o fundo da panela. Tampe.

Faça movimentos circulares com a panela sob o fogo, sem parar, alternando o sentido para horário e anti-horário. Caso faça pausas, não devem ultrapassar os cinco segundos, caso contrário os grãos podem queimar. A pipoca pode estourar de uma vez só, sem queimar e sem estragar a panela.

No preparo no fogão o tempero vem depois, ou seja, é preciso cuidar a quantidade de sal. Além da alternativa de orégano, curry, alecrim e manjerona, você pode substituir o sal de cozinha comum por versões como o sal marinho ou sal rosa.

http://doutissima.com.br/2015/12/23/aprenda-a-preparar-pipoca-sem-oleo-no-micro-ondas-14817565/

Nenhum comentário:

Postar um comentário