quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Veja dicas para escolher a escola infantil para o seu filho


Veja dicas para escolher a escola infantil para o seu filho


Quando as crianças ficam um pouco mais velhas, os papais começam a pensar em colocá-las em uma escola infantil. Esses locais fornecem a base para uma sólida aprendizagem acadêmica e social.

Há opções por todos os cantos e nem sempre é fácil eleger a mais adequada. De acordo com um recente levantamento, a segurança é o aspecto mais levado em conta pelos pais nessa escolha.Segurança é o aspecto mais levado em conta pelos pais na escolha. Foto: iStock, Getty Images
Escola infantil é uma oportunidade de crescimento

Para muitas crianças, começar na escola é a primeira experiência em um ambiente estruturado com professores e grupos. É uma oportunidade para aprender a partilhar, seguir instruções e iniciar a base para os estudos futuros.

Por volta dos 3 anos de idade uma criança já é capaz de passar algum tempo longe dos pais e construir relações de confiança com adultos fora da família. Porém, para isso, ela precisa se sentir bem cuidada e segura com um professor ou cuidador – daí a importância de escolher a escola adequada para seu filho.

Proporcionar essa experiência aos pequenos pode ser muito positivo. Lá eles são capazes de aprender habilidades sociais porque são estimuladas a ajudar os outros e de elevar sua própria autoestima – já que acabam aprendendo a cuidar de si mesmas.

É possível ainda desenvolver o gerenciamento de frustrações ou raiva, bem como coordenar o autocontrole emocional. Segundo um estudo da Oregon State University, o autocontrole pode ser ensinado a crianças já em idade pré-escolar. A pesquisa indica ainda que isso, muitas vezes, produz ganhos futuros para os pequenos.
Como fazer a melhor escolha?

Escolher uma escola infantil geralmente é uma tarefa difícil porque são muitos aspectos a considerar. De acordo com um estudo indiano realizado pela empresa de mercado TNS Global, nessa escolha a segurança foi um dos fatores principais para 86% dos mil pais entrevistados.

Nesse levantamento também se destacaram aspectos como higiene (74%), qualidade de professores (65%) e distância (63%). Veja algumas dicas capazes de facilitar sua vida nesse processo:
Localização 

Pense na sua rotina e verifique qual o melhor local para seu filho estudar. Caso não haja uma boa opção nessa área, pondere sobre a possibilidade de adaptar um pouco suas atividades e levar seu pequeno para estudar em local mais afastado.
Recomendações

Peça a amigos e familiares e, se possível, converse com outros pais. Caso já tenha uma escola em mente, questione especificamente sobre ela – seja para esclarecer dúvidas, seja para verificar que alguns aspectos não correspondem ao imaginado.
Visite

Vá a vários locais antes de escolher – mesmo que já tenha um pré-definido na cabeça. Isso dará uma melhor compreensão sobre o que cada um oferece e qual é o melhor para a criança.
Segurança

Pense em tudo, desde equipamentos quebrados que podem ser perigosos à prevenção contra estranhos. É um aspecto fundamental porque é o que dará tranquilidade nos momentos que você estiver longe do seu filho.
Necessidades da criança

Os pequenos têm comportamentos diferentes e certas escolas estão melhor preparadas para lidar com eles do que outras – por exemplo, quem gosta de um cochilo à tarde talvez não se adapte a um programa escolar que não o acomode.

Além disso, quando a criança possui necessidades especiais é importante buscar uma instituição de ensino adequada para fornecê-las. Lembre-se que ele precisa de um ambiente positivo para desenvolver suas habilidades.

http://doutissima.com.br/2015/12/23/veja-dicas-para-escolher-a-escola-infantil-para-o-seu-filho-14820067/

Nenhum comentário:

Postar um comentário