sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Pesquisa traça dificuldades enfrentadas por imigrantes no Brasil


Pesquisa traça dificuldades enfrentadas por imigrantes no Brasil

Você sabia que em 1º de dezembro é o Dia do Imigrante? Em 2015 a data merece ainda mais atenção devido ao número de refugiados sírios no Brasil. Segundo dados do Comitê Nacional para os Refugiados Conare), já são 2.077 imigrantes acolhidos pelo governo brasileiro de 2011 até agosto deste ano, por conta dos conflitos internos no país ocidental.

Mas escapar de um cenário de horror e passar a viver em outro país envolve uma série de desafios. Para avaliar as principais dificuldades enfrentadas pelos imigrantes no Brasil, a Secretaria de Assuntos Legislativos (SAL) do Ministério da Justiça conduziu uma pesquisa, ouvindo imigrantes em situação vulnerável, como refugiados e pessoas com visto humanitário.

A partir do levantamento foram apontadas quatro principais complicações encontradas pelos imigrantes: idioma, documentação, acesso à informação e ao mercado de trabalho formal. Apesar do esforço das organizações humanitárias, o preconceito contra imigrantes ainda é grande, especialmente pelo mito de que os estrangeiros ameaçam o emprego dos brasileiros.

Entenda melhor a situação dos imigrantes no Brasil e as dificuldades encontradas noinfográfico:


http://doutissima.com.br/2015/12/01/pesquisa-traca-dificuldades-enfrentadas-por-imigrantes-no-brasil-14712529/

Nenhum comentário:

Postar um comentário