quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Esquiar exige equipamentos de segurança: confira dicas


Esquiar exige equipamentos de segurança: confira dicas


Voar sem esforço por uma encosta coberta de neve, sentir o vento no rosto e aproveitar o belo cenário. Essas são algumas das maravilhosas sensações de esquiar. Mas essa modalidade também pode apresentar alguns perigos como queimaduras e ferimentos e, por isso, é necessário aprender a como ficar seguro nas pistas.Esquiar possui altos níveis de potência aeróbica e anaeróbica. Foto: iStock, Getty Images
Esquiar torna uma pessoa mais saudável e feliz

O prazer obtido a partir do esqui é suficiente para melhorar a felicidade geral de uma pessoa – mesmo quando praticado ocasionalmente. Além disso, essa maior felicidade é capaz de ter um impacto positivo sobre a saúde e bem-estar. É o que afirmam pesquisadores da Universidade de Yonsei, Coréia do Sul.

Eles realizaram uma pesquisa com 279 visitantes em três dos principais resorts daquele país. Essa maior felicidade e satisfação dos esquiadores foi determinada pela avaliação da sensação de prazer e envolvimento com a atividade relatadas por eles depois de se aventurarem pelas encostas. Trata-se de uma modalidade que vale a pena praticar.

Segundo especialistas da Universidade de Innsbruck, essa atividade também possui altos níveis de potência aeróbica e anaeróbica, com episódios de intenso esforço intercalados por períodos de menor intensidade. Em outras palavras, é uma boa opção para manter-se em forma.

Como as quedas são frequentes, é preciso ter cuidado ao praticá-lo. De acordo com um levantamento publicado no Croatian Medical Journal, 28% das lesões decorrentes desse esporte atingem o joelho. Além disso, é possível encarar outros obstáculos ao esquiar – condições meteorológicas adversas, pedras e árvores no caminho, entre outros.

Os historiadores geralmente concordam que a origem do esqui remonta a Morgedal, Noruega. Segundo gravuras rupestres norueguesas, as pessoas o usavam como meio de transporte desde 2.500 aC. Hoje em dia, é uma das modalidades favoritas para muitas pessoas que se dispõem a enfrentar o frio pela diversão.
Como esquiar com segurança

Antes de aventurar-se é muito importante ter o equipamento certo e saber como usá-lo. Certos itens são indispensáveis, como esquis, botas, bastões, roupas quentes, óculos de proteção e capacete. Confira:
Esqui

Geralmente quanto maior for o esqui, mais rápido e mais difícil será controlá-lo. Ao comprá-lo ou alugá-lo, certifique-se de que eles são apropriados para seu tamanho e capacidade. Peça ajuda a um profissional treinado em uma loja especializada para não errar na escolha.
Capacete

Quedas são comuns e dependendo do terreno você corre o risco de bater a cabeça em gelo, rocha ou árvores. Certifique-se de protegê-la adequadamente com um capacete de esqui.
Roupas

Tão importante quanto o capacete, é fundamental vestir roupas quentes. Como você sobe a montanha para depois descê-la, a tendência é que a temperatura diminuagradativamente.
Limites

Não tente bancar o profissional. Se você é novato no esporte, vá devagar e busque instrução de um profissional.
Protetor solar

Ainda que seja um esporte de inverno, é possível a ocorrência de queimaduras. Certifique-se de cobrir o rosto com protetor solar pela manhã e também na pausa para o almoço.
Condições meteorológicas

Na montanha, muitas vezes, o tempo se transforma rápido. Atualize-se regularmente sobre as condições climáticas, evitando praticar o esporte quando há alertas para não o fazer.
Companhia

É uma boa medida praticar a atividade com um amigo. Ele pode ser crucial para chamar ajuda caso você se perca ou fique ferido. Além disso, tente sempre levar consigo um celular carregado.

http://doutissima.com.br/2015/12/23/esquiar-exige-equipamentos-de-seguranca-confira-dicas-14820069/

Nenhum comentário:

Postar um comentário