terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Reganho de peso pós cirurgia bariátrica


Reganho de peso pós cirurgia bariátrica


O reganho de peso é comum após dois anos de cirurgia. Nesse período, os pacientes praticamente não emagrecem mais. Inicia-se a fase de manutenção, mas muitas vezes os pacientes voltam a ganhar peso. Mas, por quê isso acontece?

O sucesso da cirurgia bariátrica é definido como perda mínima de 50% do excesso de peso durante os dois primeiros anos e sua continuidade a longo prazo. Mas essa continuidade não tem sido seguida. As dificuldades aparecem com tempo. Quais são as causas disso ?Reganho de peso pós cirurgia bariátrica. Foto Getty Images
As hipóteses do reganho de peso pós cirurgia

– Dilatação da bolsa gástrica e aumento da capacidade funcional absortiva do intestino delgado, reduzindo os efeitos restritivos da operação:

Embora pouco comum a dilatação da bolsa gástrica (corpo do estômago, em formato de bolsa) pode ocorrer após a operação, em função da elasticidade do estômago. Essa dilatação leva à consequente redução da saciedade e aumento da ingestão alimentar a longo prazo.

– Sedentarismo:

O sedentarismo, assim como o comportamento alimentar pode ser considerado importante fator na manutenção e na reaquisição de peso. Diversos estudos mostram que a aderência ao programa de treinamento prediz a perda e manutenção do peso. Pacientes que praticam atividade física regular tem menor chance de reganho de peso.

– Má qualidade da alimentação e retorno aos hábitos alimentares inadequados de antes da cirurgia:

Entre os principais fatores relacionados ao aumento do consumo de calorias podem-se considerar a melhora das intolerâncias alimentares, a dilatação da bolsa gástrica e a qualidade do alimento ingerido.

Em função da restrição alimentar provocada pela operação, os pacientes não conseguem ingerir grande volume de alimentos. Portanto, a qualidade do alimento ingerido passa a desempenhar especial valor no controle do valor calórico total da dieta.
Importância da mudança de hábitos

Ao longo do tempo, observou-se que pacientes com maior dificuldade de manter o peso após a cirurgia são aqueles que apresentam o hábito de comer frequentemente, beliscando durante todo o dia, e que abusam de alimentos com alta densidade calórica como refrigerantes, doces, sorvetes, bebidas alcoólicas e guloseimas.

Uma reeducação alimentar se faz então necessária, para justamente evitar o reganho de peso.
Redução do metabolismo

Após a cirurgia, as alterações anatômicas e fisiológicas provocadas pela operação levam à rápida perda de peso. que parece estar associada a uma significativa redução do metabolismo e a consequente perda de massa muscular. Com isso, há evidências que mostram redução do metabolismo e consequente predisposição dos pacientes a ganharem peso.

Vale lembrar que a cirurgia bariátrica não é milagrosa como muitos acreditam. Apesar de ser uma das melhores abordagens no controle da obesidade, ainda não é garantia de sucesso. Para que isso aconteça, ainda é necessário acompanhamentos nutricional, psicológico e médico adequado e atividade física regular.

Renata Rodrigues de Oliveira é nutricionista formada pela UNI-BH. Pós-graduada em Nutrição Clínica (Faculdade São Camilo) e também em Fisiologia do Exercício Avançada (Instituto Aleixo). Atualmente, pós-graduanda em Obesidade e Emagrecimento (Gama Filho).Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Fez inúmeros cursos na área, entre eles Personal Diet, Atendimento em Consultório, Dietoterapia na Prática Clínica e Nutrição em Cirurgia Bariátrica.

http://doutissima.com.br/2015/12/16/reganho-de-peso-pos-cirurgia-bariatrica-14820369/

Nenhum comentário:

Postar um comentário