quarta-feira, 2 de julho de 2014

CHORORO

Abalo emocional? "Chorões" são os melhores do Brasil na Copa do Mundo
Maiores demonstrações de emoção vieram de Neymar, Julio César e dos zagueiros, destaques até agora. Indício de que o maior problema pode não ser psicológico



Neymar chorou no Hino Nacional (veja no vídeo ao lado). Julio César foi às lágrimas antes da disputa de pênaltis. Thiago Silva desabou ao ver a eliminação de perto contra o Chile. David Luiz chorou ao fazer seu primeiro gol com a camisa da seleção brasileira. O que isso significa? Que, talvez, o problema da equipe não seja esse. Os “chorões” são justamente os melhores jogadores do Brasil na Copa do Mundo.

Não há quem conteste até agora a participação desse quarteto. Ao lado do volante Luiz Gustavo, suspenso para a partida de sexta-feira diante da Colômbia, são os mais regulares. E as manifestações de emoção mais exageradas até agora partiram deles.



Nada chamou mais atenção do que a expressão abalada do capitão Thiago Silva antes de os pênaltis serem cobrados. Ele sentou-se sobre a bola, isolado, e pediu a Luiz Felipe Scolari que fosse o último entre todos os atletas a bater, caso fosse preciso. Não foi. O zagueiro admitiu ter exagerado, mas acha que acertou ao revelar que não estava se sentindo bem e ir para o fim da lista.

Ele também nega que o risco de eliminação tenha interferido em suas atuações. E tem razão. Thiago foi eleito para a seleção da Fifa da primeira fase da Copa do Mundo e, em quatro jogos, cometeu apenas duas faltas, número que impressiona para um zagueiro.

Com o abalo do parceiro de zaga, foi David Luiz quem assumiu o posto de capitão na prática. Abriu a cobrança de pênaltis mesmo com dor nas costas e foi quem recebeu os demais companheiros que bateram: comemorou com Marcelo e Neymar, e consolou Willian e Hulk. Com a vitória confirmada, desabou em lágrimas, que já haviam surgido no tempo normal, quando fez seu primeiro gol.

David faz dupla com Thiago Silva também na equipe ideal da Fifa. É outro que passa completamente imune a críticas desde o início, mesmo com a emoção à flor da pele. Assim como Julio César, que não escondeu o choro no momento mais tenso da Copa até aqui, entre a prorrogação e os pênaltis contra o Chile. A cena assustou, mas ele defendeu duas cobranças e foi o herói da classificação.

Julio César se emocionou na partida contra o Chile e pegou dois pênaltis (Foto: Getty Images )

Neymar é vice-artilheiro do Mundial com quatro gols. Nem se lembram de que ele chorou durante a execução do Hino Nacional em Fortaleza, no duelo com o México. Por outro lado, não se viu até agora nenhuma grande manifestação de descontrole de atletas que não estão rendendo o esperado.

Psicológa Regina Brandão na Granja Comary (Foto: Ari ferreira / Lancepress)

Daniel Alves, Paulinho, Fred, Oscar... Seus números são inferiores. Sem lágrimas e sem bom futebol. Explicações técnicas dizem que o choro pode fazer bem à pessoa, pois significa o alívio de uma situação de tensão, a liberação de um sentimento que pode ser reprimido. No caso da seleção brasileira, os "chorões" vêm comprovando essa teoria. 

Além do trabalho psicológico, que volta a ter a presença da profissional Regina Brandão, Felipão também terá de resolver outros problemas para fazer os que não choram jogarem bem.

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/07/abalo-emocional-choroes-sao-os-melhores-do-brasil-na-copa-do-mundo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário