segunda-feira, 7 de julho de 2014

IRRECONHECÍVEL

Homem perde 55 kg com corrida e fica irreconhecível: 'passam reto por mim'
Diabetes tipo 2 incentivou jornalista a mudar os hábitos alimentares.
Atualmente, Gustavo Zanaroli corre 12 quilômetros todos os dias.

Jornalista inseriu saladas e alimentos integrais no cardápio (Foto: Arquivo Pessoal / Gustavo Zanaroli)

Ao chegar aos 120 quilos e descobrir que estava com diabetes tipo 2, um jornalista de Santos, no litoral de São Paulo, resolveu mudar de vida em definitivo. Os hábitos alimentares foram alterados e Gustavo Aggio Zanaroli inseriu a atividade física em sua rotina. Hoje, já conseguiu emagrecer 56 quilos e corre 12 quilômetros diariamente. Além disso, controlou a diabetes e a pressão alta. Com as mudanças bastante radicais, ele relata que alguns amigos não o reconhecem na rua, devido à extrema mudança na aparência.

Gustavo, que tem 1,70 de altura, conta que em seis anos engordou 40 quilos. Assustado com o peso elevado e a diabetes, aos 36 anos de idade, decidiu que era o momento de mudar. “Depois que casei eu relaxei, passei de 80 quilos para 120. Eu estava levando a vida, empurrando daquele jeito, com uma alimentação muito errada, sedentário, há seis anos sem atividade física. Aí em janeiro do ano passado eu descobri que estava diabético. Já estava com uma faca na cabeça, ou tomava uma atitude ou esperava as consequências. Estava com uma taxa de glicose muito alta, então vi que era a hora de ter uma mudança de vida”, relata.
Homem fica irreconhecível após perder 55 quilos
(Foto: Arquivo Pessoal / Gustavo Zanaroli)

A partir de então, ele procurou um médico e uma nutricionista para iniciar uma dieta. “De imediato foi bem radical. Eu cortei todo tipo de açúcar, todo tipo de alimento com gordura. Nos primeiros meses eu passei a comer mais saladas, alimentos integrais e comecei a caminhar. Eu não gostava nada de salada, mas passei a sentir mais o sabor delas e gostei. Em contrapartida, alguns alimentos que eu adorava, os alimentos pesados, hoje eu não consigo mais ver, como feijoada, comida nordestina e fastfood. Por exemplo, um bife a parmegiana eu não como desde fevereiro, quando comecei a dieta. Pode por na minha frente que eu não consigo comer. Mas a salada e os alimentos integrais me atraem bastante”, diz.
saiba mais

Além da reeducação alimentar, Gustavo tomou gosto pela atividade física e, atualmente, corre 12 quilômetros por dia e participa de provas. “Comecei aos poucos a introduzir a corrida. Andava cinco minutos e corria um minuto. Depois de um mês, corria um pouco mais. Até que sete meses depois eu já estava conseguindo correr 10 quilômetros direto. Tomei gosto pela corrida, viciei. Tenho que reservar o horário que for, uma hora para a atividade. Isso eu levo até hoje. De segunda a sexta, nem que seja à noite, tenho que correr. Isso foi o fator determinante, não deixar de fazer”, afirma o jornalista.
Gustavo passou a participar de provas de corrida
(Foto: Arquivo Pessoal / Gustavo Zanaroli)

Após perder 55 quilos com dieta e corrida, ele diz que atingiu sua meta principal. “A diabete logo no primeiro mês eu já senti baixar bastante. Ela estava em uma média de 250 e já caiu para 100 logo no primeiro mês. Não preciso mais tomar o remédio e consigo controlar só com alimentação e exercício. Controlo o meu peso para não voltar a engordar de jeito nenhum. Hoje a glicemia está em ordem, colesterol e pressão normal, isso tudo dá uma satisfação enorme. Com o emagrecimento tudo muda, o sono melhora. Eu não tinha disposição para nada, tinha apneia e falta de ar no sono. Não sinto mais cansaço’, relata.

Além da disposição, Gustavo ressalta também a mudança estética. “Muita gente que eu não vejo há algum tempo não me reconhece. É muito comum as pessoas passarem reto, porque a diferença é muito grande mesmo. Eu usava calça tamanho 50, hoje uso tamanho 38. Por três vezes eu tive que renovar o guarda-roupa inteiro. A camisa era duplo XG hoje é P. Quando você está obeso não tem prazer em comprar roupa, nem em fazer nada. O primeiro grande prazer é você entrar em qualquer loja de departamento e poder comprar uma roupa que caiba em você. A vaidade me impulsiona. Lógico que você se sente bem, melhora a autoestima”, conta Gustavo.

Em um ano e cinco meses, ele conseguiu emagrecer mais do que o planejado. “Eu tinha uma meta de emagrecer 30 quilos em um ano. Mas em seis meses eu consegui chegar nessa meta. Estou com aproximadamente 64 quilos. É possível. Você tem que ter o foco, não adianta fugir. Acho que se foi possível para mim, que tinha uma vida bem desregrada, qualquer um pode conseguir, basta ter determinação e foco”, finaliza.
Atualmente Gustavo corre diariamente para se manter (Foto: Arquivo Pessoal / Gustavo Zanaroli)

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/07/homem-perde-55-kg-com-corrida-e-fica-irreconhecivel-passam-reto-por-mim.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário