quinta-feira, 26 de junho de 2014

MALHAR NO INVERNO


Coordenadores da Ecofit Club contam tudo sobre malhar no inverno. Saiba porque você não deve parar


O inverno não é somente a estação do frio, mas também daquela preguicinha gostosa. As baixas temperaturas nos convidam a passar mais tempo dentro de casa e a comer mais – e comidas mais calóricas! É ainda a época em que deixamos um pouco de lado as atividades físicas: trocamos a esteira pela dupla sofá e cobertor. Mas, com essa combinação toda, é possível chegar à primavera sem engordar? Os coordenadores da Ecofit Club têm vários motivos para deixarmos a preguiça de lado e não pararmos de malhar, cuidar do corpo – e da saúde– mesmo com a chegada do frio.

“O fato de o corpo não ficar muito à mostra durante o frio contribui para que as pessoas deixem a atividade física de lado, perdendo todo o trabalho desenvolvido com a musculação”, comenta Renata Duran, coordenadora de Musculação da Ecofit. Segundo ela, as mudanças fisiológicas geradas pelas temperaturas mais baixas podem potencializar os resultados, principalmente para quem quer queimar gordura, já que nessa época do ano, para aumentar seu próprio calor, o corpo queima mais calorias. “Praticar musculação no inverno é um dos grandes segredos para chegar no verão com o corpo e o condicionamento físico desejados”, afirma.

Para Rogério Franze, coordenador do departamento aquático da Ecofit, o tempo frio não é desculpa para deixarmos de malhar: “Parar de comer porque está frio ninguém pára, não é?”, brinca. Segundo ele, com as baixas temperaturas a musculatura fica contraída e encurtada e a circulação diminui. E a natação é uma das melhores opções para ativar o corpo de forma direta.

A atividade física tem uma importância fundamental no inverno. Muitas vezes até mesmo para combater aquele desânimo que pode vir junto com o tempo feio. É o que afirma Karen Coutinho, coordenadora de Ginástica da Ecofit. “As aulas de ginástica trabalham tanto a parte cardiovascular quanto a neuromuscular. Assim, conseguimos melhorar a circulação, elevar a temperatura corporal, ativar a fibra muscular, alongar a musculatura e trabalhar a respiração. E, de quebra, interagir com outras pessoas de forma descontraída”.

As aulas de dança também são uma boa pedida para combater a preguiça e o desânimo. Já as de luta são um bom estímulo para manter a disciplina durante a época de frio e, ainda, queimar todas as calorias que vieram de brinde com o fondue, com o brigadeiro...

Amanda Monteiro, coordenadora de Kids, Teen e Master da Ecofit, ressalta que a atividade física deve fazer parte do cronograma diário de todos, independentemente da faixa etária. E que o ritmo não deve diminuir no inverno. Além disso, dá dicas sobre o que deve mudar na rotina da malhação na época de frio: “Use roupas mais quentes, porém leves. É bom evitar malhas muito grossas e acessórios como cachecol, por exemplo. Também é fundamental manter a hidratação, bebendo água mesmo que não sinta sede nem vontade de ingerir líquidos. E, para finalizar, não esqueça do aquecimento antes das atividades”, destaca.

http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/treino-na-academia/saiba-mais-sobre-malhar-no-inverno/5159

Nenhum comentário:

Postar um comentário