terça-feira, 24 de junho de 2014

RECEITAS CAIPIRA

Publicado em 8/06/2011 by Redação, nas categorias Almanaque Brasil Cultura, Cultura Popular, Destaques, Folcloree com as tagsCulinária Brasileira,Doces,Folclore,Receitas.


Finalmente, chegou à vez das festas juninas. E essa é a melhor época para comer guloseimas. Canjica, Batata Doce, Amendoim, Doce de Abobora… Hum! Que delicia. Pensando nas festinhas animadas, o Portal Brasil Cultura selecionou algumas das mais gostosas receitas.

Paçoquinha

Ingredientes:
1 pacote de bolacha maria

1 colher (sopa) de manteiga

1 lata de leite leite condensado

1 pote de pasta de amendoim

Modo de Preparo:
Bata o biscoito no processador até obter uma mistura fina como farinha. Reserve. Coloque na batedeira, 1/2 colher (sopa) de manteiga, o leite condensado, a pasta de amendoim e bata até obter uma mistura homogênea. Junte a farinha de biscoitos e torne a misturar. 4. Unte uma assadeira com o restante da manteiga e vá colocando a mistura até a altura de 2,5 centímetros. Leve à geladeira por 3 a 4 horas. Corte em quadradinhos e sirva.

Canjica com Coco

Ingredientes:
½ kg de milho para canjica

2 litros de água (aproximadamente)

1 litro de leite

1 lata de leite condensado

1 colher (café) de sal

2 xícaras (chá) de açúcar

100 g de coco ralado

1 caixa de creme de leite

Canela em pau e cravo-da-índia a gosto

Modo de Preparo:

Escolha o milho, coloque-o em uma vasilha com metade da água e deixe de molho por cerca de 12 horas. Despeje em uma panela de pressão e acrescente o restante da água. Leve ao fogo para cozinhar por 50 minutos. Deligue o fogo e espere baixar a pressão. Despeje a canjica em uma panela espaçosa. Adicione o leite, o leite condensado, o sal, o açúcar, o coco, a canela e o cravo-da-índia. Misture tudo e deixe ferver. Desligue o fogo e adicione o creme de leite, misture bem. Deixe esfriar e sirva.

Quentão

Ingredientes:
1 litro de água

½ litro de aguardente

2 xícaras (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de cravos-da-índia

1 xícara (chá) de gengibre cortada

4 ou 5 limões cortados em rodelas

Modo de Preparo:

Coloque o açúcar, gengibre e os cravos-da-índia e leve ao fogo para caramelizar, sem deixar escurecer. Acrescente a água, a aguardente e os limões e deixe ferver bem. Se desejar, acrescente mais açúcar. Siva quente.

Doce de Abóbora

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de abóbora

6 xícaras (chá) de açúcar

3 colheres (sopa) de glucose

200 ml de leite de coco

Cravos-da-índia a gosto

Modo de Preparo:
Cozinhe a abóbora e amasse-a. Acrescente o açúcar, mexendo bem. Leve ao fogo, mexendo sempre, até a mistura se soltar da panela. Acrescente a glucose, o leite de coco e os cravos-da-índia. Misture bem e deixe cozinhar mais um pouco. Retire do fogo e deixe esfriar. Divida em porções, colocando em potes ou compoteiras de sua preferência.

Bom-Bocado

Ingredientes:
3 e ½ xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de água

1 colher (sopa) de glucose

2 colheres (sopa) de manteiga

50 g de coco ralado

12 gemas coadas

1 xícara (chá) de leite

200 ml de leite de coco

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de Preparo:

Coloque o açúcar e a água em uma panela, leve ao fogo e deixe formar uma calda em ponto de fio grosso (quando levantar a colher, a calda cairá em forma de fio). Adicione a glucose, a manteiga e o coco ralado. Desligue o fogo e deixe esfriar. À parte, misture as gemas, o leite, o leite de coco e a farinha. Acrescente delicadamente a panela e mexa bem. Despeje em 30 forminhas untadas e leve para assar em forno médio, em banho-maria, por 40 minutos ou até os bombocoados estarem completamente cozidos e assados. Desligue o forno, deixe amornar e desenforme com cuidado.

Cachorro-Quente Caseiro

Ingredientes:
½ kg de salsicha

15 pãezinhos cortados no meio

Maionese, ketchup e mostarda a gosto

Molho:

3 colheres (sopa) de azeite

3 dentes de alho amassados

1 cebola picada

5 tomates picados

1 xícara (chá) de água

2 pimentões cortados

2 colheres (chá) de sal

2 colheres (sopa) de salsa picada

Pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Ferva as salsichas em água e reserve. Para o molho: aqueça o azeite no fogo e refogue o alho e a cebola até dourarem bem. Acrescente os tomates e a água e deixe ferver. Adicione os pimentões, o sal, a salsa e a pimenta e deixe refogar mais um pouco. Montagem: passe ketchup, maionese e mostarda em uma das metades do pão. Coloque uma salsicha e distribua o molho. Feche os pães e sirva.

Pinhão

Ingredientes:
½ kg de pinhão

2 litros de água

1 colher (sopa) de sal

Modo de Preparo:

Corte a ponta dos pinhões, para que eles cozinhem mais rapidamente e absorvam o sal. Lave-os bem em água corrente. Coloque os pinhões, a água e o sal em uma panela de pressão. Leve ao fogo e deixe cozinhar por cerca de 50 minutos. Desligue o fogo e espere sair toda a pressão. Sirva em seguida.

Amendoim Salgado

Ingredientes:
250 g de amendoim sem casca

2 colheres (sopa) de água

2 colheres (sopa) de sal

Modo de Preparo:

Em uma vasilha, misture o amendoim, a água e o sal. Espalhe tudo em uma assadeira untada com margarina e enfarinhada e leve ao forno médio preaquecido. De vez em quando, abra o forno e mexa com uma colher. Retire quando os amendoins tiverem secos.

Docinho de Coco

Ingredientes:
1 xícara (chá) de coco ralado seco

2 xícaras (chá) de biscoitos de coco triturados

½ lata de leite condensado

2 colheres (sopa) de suco de maracujá

Açúcar refinado ou coco ralado fino para polvilhar

Modo de Preparo:

Em uma vasilha, misture o coco e os biscoitos triturados. Logo em seguida, acrescente o leite condensado e o suco de maracujá e misture bem até formar um creme homogêneo. Mexa e amasse bem com as mãos até a massa ficar no ponto de enrolar. Unte as mãos com margarina e pegue 70 a 80 porções da massa. Faça bolinhas, modelando-as com as mãos e passe-as no açúcar ou no coco ralado. Coloque as bolinhas em forminhas próprias para doces e sirva.

Arroz Doce

Ingredientes:
1 e 1/2 litro de água

5 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de sal

1 xícara (chá) de arroz

1 lata de leite condensado

1 lata (medida) de água

1 lata (medida) de leite

1 lata de creme de leite

50 g de coco ralado

Casca de ½ limão ralada

Modo de Preparo:

Coloque água, o açúcar e o sal em uma panela, leve ao fogo e deixe ferver. Enquanto isso lave o arroz e coloque-o na água fervente. Deixe cozinhar um pouco. Adicione a água, o leite, o creme de leite, o coco ralado e a casca de limão. Cozinhe mais um pouco, até o arroz ficar bem mole. Mexa sem parar, para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo quando o arroz-doce estiver cremoso.

Bolo de Fubá

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de fubá

2 xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de leite

1 xícara (chá) de óleo

2 colheres (sopa) de margarina

3 ovos

1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:

Derreta a margarina e reserve. Em uma panela, misture o fubá, o açúcar, o leite, o óleo e a margarina derretida. Leve ao fogo, mexendo sempre, até cozinhar bem. Retire do fogo e deixe esfriar. Separe as gemas das claras e bata as claras em neve. Adicione as gemas e bata mais um pouco. Acrescente a mistura anterior. Bata tudo novamente. Por último, adicione o fermento, misturando delicadamente. Despeje a massa em uma forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno médio até assar.

Quentão de Vinho

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de água

1 xícara (chá) de açúcar

½ xícara (chá) de cravo-da-índia

10 canelas em pau

3 limões descascados cortados em rodelas

6 xícaras (chá) de vinho tinto

Rodelas de laranjas ou maçãs picadas para decorar

Modo de Preparo:

Coloque a água em uma panela e deixe ferver. Acrescente o açúcar, o cravo-da-índia, a canela e os limões. Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente cinco minutos. Coe e adicione o vinho. Leve ao fogo para aquecer. Sirva em recipientes decorados com as rodelas de laranjas ou maçãs picadas.

Curau de Milho

Ingredientes:
10 espigas de milho raladas

3 xícaras (chá) de açúcar

100 g de coco ralado

1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Coe o milho ralado. Coloque-o em uma panela junto com o açúcar, o coco ralado e o sal. Leve ao fogo, mexendo sempre, até cozinhar bem e formar um creme. Divida em porções e polvilhe canela em pó. Sirva em seguida.

Pamonha Doce

Ingredientes:
12 espigas de milho

2 xícaras (chá) de leite

3 xícaras (chá) de açúcar

3 colheres (sopa) de margarina derretida

100 g de queijo ralado

3 colheres (chá) de sal

Palhas de milho para montar a pamonha

Fitas de milho para amarrar

Modo de Preparo:

Retire os grãos de milho das espigas com uma faca e bata-os no liquidificador em pequenas porções, com um pouquinho de leite para amolecer. À massa de milho, adicione o leite, o açúcar, a margarina, o queijo ralado, o coco e o sal. Misture bem. Pegue duas palhas de milho e faça um invólucro, transpassando uma na outra. Coloque cerca de uma xícara de milho na palha. Dobre-a, amarre-a com as fitas e leve para cozinhar em uma panela espaçosa, com bastante água fervente. Repita o procedimento com o restante das pamonhas. Forme camadas na panela com as pamonhas. Tampe a panela e deixe cozinhar por, no mínimo, uma hora.

http://www.brasilcultura.com.br/almanaque-brasil-cultura/especial-festas-juninas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário