sexta-feira, 27 de junho de 2014

ROMPIMENTO DE BARRAGEM

Barragem rompe em Ponte Serrada e deixa cidade de Arvoredo em alerta
Incidente foi em unidade particular perto das 14h30 na Barragem do Vacaro.
Previsão da Prefeitura de Arvoredo é que água atinja a cidade às 20h.

Acidente aconteceu por volta de 14h30 na Barragem do Vacaro. (Foto: Caroline Zanchet/Divulgação)

Uma barragem particular de médio porte situada no Rio Irani estourou em Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina. O rompimento aconteceu por volta das 14h30 na tarde desta sexta-feira (27). O tempo chuvoso e o excesso de água provocou o rompimento da estrutura, de acordo com a Prefeitura do município.
BR-282 está interditada em Ponte Serrada
(Foto: Caroline Zanchet/Divulgação)

Segundo o chefe de gabinete de Ponte Serrada, Mario Rodrigues, o município não foi atingido. “A Barragem do Vacaro fica depois da BR-282 que está interrompida e separa o município do local”, afirma.

O volume de água do Rio Irani deve subir devido ao escoamento de água da represa. No caminho que as águas seguem existe outros três lagos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), de Plano Alto, Alto Irani até chegar no lago de Arvoredo.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Arvoredo, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão trabalhando na retirada de aproximadamente 30 famílias que moram próximas ao Rio Irani por medida de segurança.

“Não sabemos quanta água vai chegar até a cidade, demora mais ou menos umas quatro horas para chegar aqui. Nossa prioridade é retirar as famílias e os comércios, todos serão encaminhados para abrigos”, afirma a prefeita do município Janete Bianchin. Ainda segundo a prefeita, como medida de segurança as equipes do Corpo de Bombeiros da região serão mobilizados.

Rodovias interditadas
BR-282 em Lages teve via interditada por queda
de barreira e lama na pista (Foto: PRF/Divulgação)

Rodovias de Santa Catarina seguem interditadas nesta sexta-feira (27) por danos causados em vias que interligam municípios do Oeste catarinense. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), pelo menos 13 rodovias têm trechos interditados. Já segundo o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), responsável pelas estradas federais, cinco vias apresentam pontos com problemas.

A Ponte que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul está interditada em Palmitos (SC). A BR-153, que interliga os estados está interditada sobre a estrutura que passa sobre o Rio Uruguai. Devido à cheia do manancial, nenhum carro passa pelo local. Segundo o Deinfra, há a previsão de abertura das comportas da represa, o que pode aumentar o fluxo d´água.

Chuvas em SC
Chapecó também possui problemas causados
pelas chuvas (Foto: Douglas Scherer/Rádio Efapi)

Defesa Civil de Santa Catarina registrou, até 16h desta sexta-feira (27), mais de 1 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas, após as chuvas que atingiram o Oeste do estado nos últimos dias. São cerca de 30 cidades atingidas até a tarde desta sexta-feira. Os dados são preliminares, pois o órgão prioriza o atendimento às famílias em risco.

Três cidades decretaram situação de emergência: Chapecó, Rio das Antas e Palmitos, mas apenas as duas últimas encaminharam documentação para a Defesa Civil estadual. No primeiro município, a chuva fez com que os transformadores da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) tivessem que ser desligados na quinta (26), deixando 43 mil unidades consumidoras sem água. Essa situação foi normalizada na madrugada desta sexta.

Aulas canceladas
Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Educação Escolas de mais de 30 cidades catarinenses cancelaram as aulas devidos às chuvas que atingem sobretudo o Oeste catarinense. A Secretaria emitiu um comunicado que nas unidades da rede pública estadual das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira, Chapecó, Joaçaba, Seara e Concórdia todas as atividades foram parcialmente suspensas. A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) também suspendeu as aulas.

A previsão é que as aulas sejam retomadas na próxima segunda-feira (30). De acordo com a Secretaria, as aulas foram canceladas nas cidades de Videira, Fraiburgo, Iomerê, Pinheiro Preto, Concórdia, Peritiba, Ipira, Irani, Alto Bela Vista, Piratuba, Presidente Castelo Branco, Joaçaba, Herval d’Oeste, Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Erval Velho, Luzerna, Ibicaré, Jaborá, Catanduvas, Vargem Bonita, Água Doce, Arabutã, Arvoredo, Ipumirim, Itá, Lindóia do Sul, Paial, Seara, Xavantina, Guatambu e Nova Itaberaba.

Em Ipira, casas foram alagadas (Foto: Antero Medeiros/Divulgação)

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/06/barragem-rompe-em-ponte-serrada-e-deixa-cidade-arvoredo-esta-em-alerta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário