quarta-feira, 18 de junho de 2014

MITOS SOBRE INFARTO

Entenda como acontece a obstrução das artérias que leva ao infarto

Mitos e verdades sobre o infarto22 fotos6 / 22
Pessoas obesas, fumantes, com níveis de colesterol elevado e hipertensas estão entre as principais vítimas do infarto. VERDADE Obesidade, tabagismo, colesterol elevado e hipertensão fazem parte dos chamados fatores de risco cardiovasculares. Eles facilitam o desenvolvimento de obstruções nas artérias, inclusive nas coronárias. Fatores de risco como diabetes, estresse, sedentarismo e herança genética devem ser considerados Leia mais Getty Images

Em geral, o infarto é causado pelo acúmulo de placas de gordura nas paredes internas das artérias que irrigam o coração. Formadas lentamente ao longo dos anos, as placas vão dificultando a passagem do sangue até que, finalmente, interrompem totalmente o fluxo.

Segundo o cardiologista Abrão Cury, do Hospital do Coração (HCor), o ataque cardíaco acontece quando a placa se rompe e forma-se um coágulo no local, uma reação do organismo para conter o rompimento. É justamente esse coágulo que acaba bloqueando a irrigação do coração.

O bombeamento de sangue para o coração pode ser bloqueado por outros motivos. Segundo Cury, o consumo de drogas, como a cocaína, tem potencial para constringir as artérias a ponto de impedir a passagem sanguínea. Embora raro, o ataque cardíaco ainda pode ser resultado de uma embolia. 

Conheça alguns mitos e verdades sobre arritmia19 fotos9 / 19
Pilotos, motoristas e operadores de máquinas pesadas precisam de cuidados especiais, pois são candidatos a sofrer com o problema. MITO: atividades profissionais de risco não estão associadas ao desenvolvimento de arritmia. "Entretanto, o tratamento das arritmias nesses grupos de pacientes precisa ser mais intenso, pois qualquer disfunção durante o exercício da profissão pode colocar em risco a própria vida e a de terceiros", defende o médico Guilherme Fenelon. A cardiologista Rica Buchler observa que os citados profissionais têm a mesma chance de apresentar arritmia que a população em geral. "Porém, como são atividades de risco, devem ser avaliados periodicamente. Se identificada a arritmia, precisam ser afastados e submetidos ao tratamento adequado para o quadro. E, quando tudo estiver bem, poderão retornar ao trabalho normalmente.

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/06/18/entenda-como-acontece-a-obstrucao-das-arterias-que-leva-ao-infarto.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário